Portões de Madeira

A madeira é e sempre foi o material mais tradicional da construção civil. Antes, a madeira atuava como material principal na construção por ser o material mais barato e fácil de ser obtido. Hoje, porém, a madeira é marca de estilo. Portões de madeira, da mesma forma, possuem um elevado grau estético, e acabamento agradável, combinando com quase todos os estilos de residências, seja para entrada ou garagens. Portões de madeira também são candidatos ideais para portão eletrônico tipo basculante

Portão de Madeira

Portão de Madeira

Preço de portões de madeira

O preço de portões de madeira é muito variável. Vários fatores influenciam no valor do produto, e devem ser informados quando se for fazer um orçamento dos portões de madeira. Por exemplo, ao se contratar uma companhia de fora da sua cidade para fazer seu portão de madeira, certamente terá que arcar com custos de transporte. Além disso, os modelos de portões de madeira também influem no preço final, já que além de cada modelo necessitar acabamento diferenciado, pode haver diferenças na própria estrutura do portão de madeira, que poderá ser feira com aço em alguns casos,  ou apenas através de preços, em outros.

Além disso, há de se verificar também o tipo de madeira a ser escolhido. Cada madeira vai lhe proporcionar um acabamento diferente, diferentes índices de resistência a pragas e ao tempo, e acima de tudo, diferentes preços. O Ipê, por exemplo, possui preços muito superiores aos do eucalipto. Esse tipo de variação não ocorre em portões de ferro ou alumínio, já que estes utilizam um único material em sua composição, então optar por um acabamento diferente não acarretará mudança da escolha de material

Cuidados com portões de madeira

Os portões de madeira, assim como qualquer outra peça em madeira, necessitam certos cuidados para conservação através do tempo, para que se mantenha seu aspecto de novo. A pintura, ou verniz, devem ser renovados sempre a cada cinco anos, ou quando a pintura apresentar algum tipo de dano, já que riscos na pintura permitem a instalação de pragas, mofo, ou mesmo acelerando danos pela exposição à umidade ou sol.

Patologia de Pintura

Patologia de Pintura: descascamento da pintura da madeira

No caso de riscos ou arranhões na pintura de portões de madeira, quanto mais rápido for reparada a pintura, melhor, já que a área arranhada da madeira tende a se descolorir, em função de estar exposta diretamente ao sol e umidade.

Manutenção de portões de madeira

Antes de tudo, é bom lembrar que a madeira vai perder com o passar dos anos as suas características estéticas. Por isso, é importante manter a pintura ou verniz do seu portão de madeira em dia, já que eles são os responsáveis por manter a durabilidade da madeira mediante às intempéries, como chuva e sol.

Toda vez que a pintura for refeita, ciclo que se recomenda que seja feito pelo menos a cada cinco anos, deve-se lixar a pintura antiga para se melhor a aderência da nova tinta, e removendo lascas ou trechos onde ela esteja descascada. Em seguida, limpasse, removendo toda a poeira, ou sujeira, pois estes podem dificultar a aderência da tinta, além de causar falhas ou problemas na textura da pintura. Em geral, em se aplicam três camadas de tinta ou verniz no portão de madeira, respeitando a secagem de cada etapa antes de se aplicar a próxima, já que a pintura sobre a tinta ainda molhada pode trazer patologias à pintura. No caso de pequenos arranhões na pintura, ou arranhões superficiais na madeira, lixa-se até aplainar novamente a madeira, para então aplicar uma demão de tinta para cobrir a falha.

Portão de Madeira

    Gostou? Compartilhe!

Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.