Portões de Ferro


Portões de ferro são considerados uma maneira bastante segura de proteger a sua residência ou empresa, por ser um material extremamente rígido. Portões de ferro também são bastante variados quanto à disponibilidade de modelos no mercado, existindo desde portões de ferro tubular a portões de ferro em chapa.

Portão de Ferro

Portão de Ferro Tubular

Cuidados com portões de ferro

O ferro é um material extremamente sensível à ação do tempo, e localiza na ponta da escala galvânica, que classifica os metais por potencial de oxidação, por isso são necessários certos cuidados para manter a integridade do material. Antes de tudo, é preciso lembrar que a ferrugem ocorre em portões de ferro somente se houverem pontos de contato do ferro com a atmosfera, isto é, riscos ou falhas na pintura e no fundo, além de pontos em que haja acúmulo de água. É recomendado que, caso você tenha recursos e não deseje se preocupar com a oxidação de seu portão de ferro, solicite a galvanização de seu portão de ferro ao encomendá-lo.

Além disso, porões de ferro, assim como qualquer outra peça fabricada em ferro, estão sujeitos à corrosão galvânica, isto é, a entrarem em processo de corrosão caso sejam parafusados, soldados, ou ligados diretamente à outra peça feita de zinco ou alumínio, já que que estes materiais possuem potencial elétrico diferente.

>Ferrugem em portão
Ferrugem em portão de ferro: é necessário manter a pintura em dia para que o portão não sinta a ação do tempo

Automatização de portões de ferro

Uma alternativa que tem se tornado bastante popular atualmente é automatizar se portão de ferro, tornando-o um portão eletrônico. A alternativa mais acertada nesse caso é pedir que o portão de ferro seja automatizado logo que instalado, já que a empresa responsável pela fabricação do portão pode lhe indicar a melhor alternativa de motor a ser instalado, de acordo com as especificações do seu portão.

No caso de automatização de portões de ferro já instalados, será necessária a visita de um técnico para lhe fazer um orçamento, para que ele possa avaliar dados do tamanho e peso estimado do portão e até mesmo se o portão está no prumo, pois caso contrário, seria necessária uma reparação do portão antes de automatizá-lo.

Instalação de Portões de Ferro

A instalação de portões de ferro requer uma série de cuidados especiais. Em primeiro lugar, como já dito antes, o ferro é altamente sensível à corrosão,  por isso é importante averiguar não houve perda da pintura ou do fundo em pontos de solda, ou em peças que ocasionalmente tiveram que ser cortadas ou lixadas para a instalação. Nesse caso, deve-se aplicar uma demão de fundo preparador, e após a secagem, realizar a pintura.

Também se devem evitar pontos em que haja acúmulo de água, o que é bastante comum em portões junto às aberturas em muros. Nesses casos, recomenda-se algum tipo de cobertura.

Modelos de Portões de Ferro

Hoje é possível encontrar os mais diferentes modelos e desenhos de portão, variando entre portões de ferro e aço em chapa, portões tubulares, portões de barras e até portões de enrolar. A escolha fica por conta do gosto do cliente, e de suas necessidades.

Portão de Ferro Tubular

Portão de Ferro Tubular

Portão de ferro com chapas

Portão de ferro tubular com chapas

Deixe seu comentário!

Uma resposta para “Portões de Ferro”

  1. antónio disse:

    Pretendo um portão para a entrada do lote.
    A distancia ente postes é 342cm
    Altura dos postes 164cm

    pretendia um portão maior e um menor para entrada dos peões
    Cordialmente
    António

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *