Portões de Alumínio

Os portões de alumínio são uma excelente escolha quando se leva em consideração a durabilidade do portão que você deseja instalar. Ao contrário dos portões de ferro, não sofre em condições normais com ferrugem ou com as intempéries, e também não sofre com pragas ou exposição prolongada ao sol ou chuva, como no caso dos portões de madeira.

Portão de alumínio

Portão de alumínio

Vantagens de portões de alumínio

Os portões de alumínio apresentam uma serie de vantagens quando comparados aos portões de Ferro, dentre elas a mais notável é a imunidade do alumínio à ferrugem. Graças à isso, os portões de alumínio não necessitam de pintura ou tampouco fundo protetor, permitindo assim manter-se o aspecto elegante e original do metal.

Outro aspecto a se levar em conta é que o alumínio é um metal extremamente leve, o que o torna candidato ideal caso você deseje instalar um portão eletrônico, pois seu peso reduzido permite quase qualquer tipo de automatização. Portões de PVC, por exemplo, só podem ser automatizados na forma de portão de correr, já que o concreto que preenche as barras de PVC os torna muito pesados para formarem uma basculante, ou para se tornarem portão pivotante.

Cuidados com portões de Alumínio

Um cuidado fundamental a ser tomado aos portões de alumínio é mantê-lo isolado de peças de metais ferrosos. O alumínio por si só, resiste à ação da corrosão, mas se estiver ligado, soldado, pregado, parafusado, ou mesmo encostado à ferro ou outro metal ferroso, é possível que se inicie o processo de corrosão galvânica. É quase como se a ferrugem fosse contagiosa: ela acontece muito lentamente, mas através dos anos, a peça pode se deteriorar, ou pelo menos, perder seu aspecto original. Por isso, tenha cuidado para evitar ligar metais ferrosos a portões de alumínio.

Quanto à lubrificação das rodas do portão, caso seja um portão de correr, deve ser feita com óleo apropriado, já que o óleo pode conter componentes químicos ácidos que comprometam peças de alumínio. Algumas empresas trabalham hoje em dia com articulações e roldanas de nyon auto lubrificantes, sem precisar assim de lubrificação.

Quanto à limpeza dos portões de alumínio, recomenda-se que se evite o uso de escovas, lã de aço, ou outros abrasivos já que eles podem riscar e comprometer a aparência das peças em alumínio. Também evite o uso de sabão comum, ou outro detergente com pH alcalino ou ácido, optando por sabões ou detergentes neutros, já que os ácidos e bases tornam a superfície do alumínio sem brilho. Também evite o uso de solventes na limpeza já que estes, apesar de serem bastante eficientes na limpeza da peça, costuma reduzir a vida útil do portão de alumínio. Para se manter o bom aspecto de uma peça em alumínio, faça a limpeza da mesma preferencialmente a casa 12 meses.

Postão de alumínio

Postão de alumínio

Preços de portões de alumínio

O preço do portão de alumínio vai depender muito do modelo de portão escolhido, bem como do fabricante contratado e da região do país onde você mora. Mas você pode usar como base o valor de R$ 250,00 o metro quadrado do portão de alumínio, fora  os custos de transporte e instalação.

    Gostou? Compartilhe!

  1. alvaro 11 2216 4594 disse:

    custo de porta de enrolar
    de 2,60 x 2.25

  2. gonzaga disse:

    Boa tarde, moro em itaquera – Sao Paulo/sp. Gostaria de saber o R$ por m/2 em portão basculante com motor e sem de aluminio, portão em grade ferro e galvanizado. Meu espaço é aprox. de 4 a 4.5m/2-OBRIGADO. 2205.9415 – 8815.7005

Deixe seu comentário, crítica ou sugestão.